terça-feira, 11 de maio de 2010

Poesia dia das mães

Os alunos da turma 81 realizaram na semana do dia das mães um trabalho com a poesia "Mãe", de Pe Zezinho. Após leitura e discussões, a atividade consistiu em escrever o que a palavra MÃE representava e definir sua mãe em uma palavra.
Os alunos reuniram-se em dois grupos, apresentaram aos colegas a sua definição de mãe e, em conjunto, elaboraram uma frase que contemplou todas as respostas.

Poesia:

Mãe
Pe. Zezinho, scj

Palavras, eu não acho.
Nenhum poema diz o que
é que eu realmente penso.
Poeta algum jamais verbalizou
minha experiência.
Ser filho é uma aventura única.
E eu simplesmente
não consigo traduzi-la em palavras.

Mas teu coração entende.
É quando fico sem jeito,
engasgo e me atropelo,
e te mando um cartão
e algumas flores.

É quando o beijo sai desengonçado,
o abraço, meio mais ou menos,
e o olhar envergonhado,
porque amo e não sei como dizer.

É bem nessa hora que eu já disse tudo...
Ser filho é uma aventura intraduzível.
Simplesmente, é bom demais, mãe!
Te amo do meu jeito imperfeito,
mas te amo muito!

Produções dos alunos:

Grupo A
Resumindo mãe em uma palavra:

Zelo (Nathália)
Amor (Allam)
Esperança (Laryane)
Vida (Géssica)
Paciência (Pedro)
Amor (Michel)
Amor (César)
Carinho (Adriana)
Única (Pâmela)
Amiga (Litiele)

* Mãe significa um TUDO, uma figura de AMOR, com que você pode contar e se apoiar. É AMOR.

Grupo B
Resumindo mãe em uma palavra:

Protetora (Bianca)
Amorosa (Aline)
Protetora (Danielle)
Protetora (Débora)
Amiga (Jaíne)
Carinhosa (Daniel)
Atenciosa e caprichosa (Jean)
Respeituosa (Paloma)
Carinhosa (Layla)
Caprichosa (Tatiane)
Amiga (Gabriela)

* Nem todas as palavras do mundo podem definir o que é ser mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário